Notícias

voltar

OesteSustentável – Inscrições abertas para a competição interescolar “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”

17 de Outubro

Estão, desde o dia 16 de outubro, abertas as inscrições para a competição interescolar “Ventos de Poupança 2”, sendo que o formulário de inscrição já se encontra online no sítio oficial do projeto.

A OesteSustentável irá desenvolver no ano letivo 2017/2018 a competição escolar “Ventos de Poupança 2”, esta contemplará uma vertente inovadora através da realização de atividades lúdico-pedagógicas usando uma aplicação para smartphones, promovendo a eficiência energética, a cooperação social e intergeracional entre jovens e IPSS de cerca de 100 escolas do 3º Ciclo e ensino secundário, profissional e/ou artístico dos municípios do Oeste, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e Alta Estremadura.

A segunda edição da competição “Ventos de Poupança”, tem um total de 25 concelhos abrangidos com um universo de 251 escolas potencialmente abrangidas, o regulamento privilegia o envolvimento com a comunidade local, escolar e social. As “eco-equipas” são convidadas a realizar tarefas de melhoria da eficiência energética e de disseminação de boas práticas na escola e numa IPSS que pretendam beneficiar, paralelamente este conhecimento será benéfico e replicado para as suas próprias habitações.

Ao nível técnico esta competição utiliza ferramentas tecnológicas inovadoras onde se reúne um portal integrado, uma APP de comunicação e uma APP jogo interativo. As escolas realizam tarefas no website, mantêm-se informadas e realizam desafios fotográficos através da APP comunicação e jogam sozinhos, contra o smartphone ou online contra outros alunos. A APP jogo interativo é a grande novidade desta edição, dado que é um quizz pedagógico e educativo que reúne uma bateria com mais de 750 questões sobre Ambiente, Energia, Resíduos, Mobilidade e Água.

A competição realizar-se-á entre outubro de 2017 e janeiro de 2018 (1.ª Fase), e de fevereiro a maio de 2018 (2.ª Fase), sendo que da primeira para a segunda fase passam 50 escolas, que têm previsto como prémio um kit de monitorização de energia elétrica. Na fase final as 10 melhores escolas têm previsto como prémio microturbinas eólicas ou sistemas fotovoltaicos de autoconsumo, sendo que as IPSS que estas escolas apoiarem recebem uma “Sala LED”. As restantes escolas finalistas também serão contempladas com uma “Sala LED”. De forma a presentear o esforço dos alunos envolvidos ao longo de toda a competição também serão atribuídos prémios de participação como diplomas, bilhetes para a exposição “Espinafres&Desporto” e outros brindes institucionais para os melhores jogadores da APP Jogo.

As escolas de 3.º ciclo, ensino secundário, profissional e/ou artísticas dos territórios abrangidos são convidadas a inscrever-se pelo até ao dia 31 de outubro, através do portal www.ventosdepoupanca.com

A medida “Ventos de Poupança 2: Energia + Social” realiza-se no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e tem como parceiros a AMESeixal – Agência Municipal de Energia do Seixal, Cascais Ambiente - Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, Enerdura - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e a S.Energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo.

voltar