Notícias

voltar

COMBATER O FRIO REDUZINDO CUSTOS: AQUECEDORES A ELECTRICIDADE E GÁS SÃO AGORA MAIS EFICIENTES E INTELIGENTES - GREENSAVERS

08 de Janeiro

"Os irradiadores a óleo, os Termo ventiladores, ou os aquecedores individuais com botija de gás, são os equipamentos mais utilizados pelos portugueses para garantir o aquecimento local, principalmente em casa. Estes aparelhos representam um custo muito significativo para as famílias, que muitas vezes não é devidamente percepcionado, pois o uso de um único destes equipamentos pode significar vários euros por dia em electricidade – um irradiador a óleo de 2000 watt de potência pode custar cerca 40 cêntimos por hora.

Ontem, dia 1 de Janeiro, entrou em vigor o Regulamento 2015/1188 de Comissão Europeia respeitante aos requisitos de concepção ecológica para os aquecedores de ambiente local e que abrange os irradiadores eléctricos, outros aquecedores eléctricos, os aquecedores a gás e ainda o aquecimento do piso através de electricidade. Esta regulamentação decorre da melhoria da eficiência energética exigida pela Diretiva 2009/125/CE sobre concepção ecológica de todo um conjunto de produtos, o também chamado eco-design.

Todos os aquecedores fabricados desde ontem têm de cumprir as novas regras de eficiência energética, sendo que os consumidores ainda poderão encontrar nos locais de venda os stocks de equipamento antigo que não está abrangido pelas novas regras, mas que ainda não se tenham esgotado.

Quais as grandes diferenças?

Em comunicado, a associação Zero explica que os novos aquecedores terão uma gestão de funcionamento mais eficiente à custa de um controlo electrónico e mais sofisticado da temperatura do quarto ou sala, podendo ter incorporado um temporizador diário e semanal, um controlo remoto, um detector de janela aberta ou ainda a capacidade de ligar e desligar com compatibilidade para redes sem fios. Com as novas regras de concepção ecológica, os aquecedores terão de atingir uma gama mínima de eficiência de aquecimento (de 31% a 74%), dependendo do tipo de equipamento, para estarem presentes no mercado da União Europeia. Também estão previstas limitações nas emissões de óxido de azoto (NOx).

Os resultados da nova legislação serão muito significativos à escala europeia, podendo representar até ao ano 2020, uma redução de 6,7 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano e de 600 toneladas de emissões poluentes de óxidos de azoto, o que equivale a retirar 250 mil carros a gasóleo.

Irradiadores eléctricos a óleo infelizmente sem etiqueta energética

Alguns dos aquecedores agora melhorados terão associada uma etiqueta energética que permite ao consumidor melhor decidir aquando da sua aquisição. Porém, para a ZERO, os irradiadores eléctricos a óleo foram vergonhosamente isentos das regras de rotulagem energética, apesar de serem os produtos de aquecimento doméstico menos eficientes. Alguns países e fornecedores de energia tiveram claramente interesse em esconder os níveis de eficiência energética desses produtos, desrespeitando o direito dos consumidores de se aperceberem das implicações do que estão a comprar.

Outros produtos que beneficiarão de requisitos de eficiência energética mais fortes em 2018 são as placas de fogão de cozinha e exaustores. Em 2018, após muitos atrasos, os decisores políticos também começarão a reintroduzir os rótulos de energia originais de A a G para uma série de aparelhos domésticos, removendo os níveis mais confusos (A +, A ++, A +++).

Os aquecedores locais são escolhidos pelo baixo preço de aquisição e rapidez de colocação em funcionamento, mas são os sistemas mais ineficientes, traduzindo-se num custo significativo para os utilizadores em termos de utilização e ao mesmo tempo mantendo um reduzido conforto térmico, pois eles vão ter que ser utilizados o menos possível, de forma a não ter um aumento dramático da factura de electricidade."

Notícia: Green Savers (02/01/2018)

Foto: via Creative Commons

voltar