Notícias

voltar

10 de Janeiro

"Quando analisamos o consumo energético dos vários electrodomésticos que temos por casa, um dos vencedores na categoria de maior gasto de energia é a máquina de secar roupa. Já para não falar no tempo que esta máquina costuma levar para ter a nossa roupa pronta a ser usada.

E se fosse possível usar apenas numa fracção de tempo e ainda por cima, poupar mais de 70% de energia no processo? Pois bem, essa é a promessa desta máquina de secar ultrasónica, que também não usa o convencional processo com calor.

Este protótipo de máquina de secar roupa do futuro foi desenvolvido no laboratório Oak Ridge National Laboratory, e contém transdutores piezoelétricos, impulsionados por um amplificador personalizado que emite ondas de vibrações de alta frequência para remover a humidade do tecido, quase à velocidade da luz. Ao mesmo tempo, no processo de secagem entra também uma névoa fria que, em oposição ao calor habitual, permite uma maior ventilação, evitando-se assim os habituais problemas de mofo e bolor.

Os investigadores estão assim a desenvolver este protótipo para se possível passar à fase de produção em grande escala, o que permitiria baixar o seu custo, e levar esta máquina do futuro que não usa calor e que consome menos 70% de energia ao grande público. Aqui fica o vídeo que mostra o porquê desta máquina estar a revolucionar o mercado. Foto: US Department of Energy"

Notícia: Green Savers (09/01/2018)

voltar