Notícias

voltar

OesteSustentável instala iluminação LED no Edifício do Paços de Concelho do Município de Caldas da Rainha

11 de Maio

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste instala iluminação LED no Edifício do Paços do Concelho, no âmbito da fase piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, que permitirá evitar cerca de 28 tonCO2 para atmosfera, representando assim uma poupança anual de cerca de 13 000 euros para o Município de Caldas da Rainha.

A OesteSustentável em parceria com o Município de Caldas da Rainha promoveu a substituição dos sistemas de iluminação do Edifício do Paços de Concelho em Caldas da Rainha, no âmbito da fase piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”.

Esta intervenção permite uma poupança estimada perto de 67 000 kWh ano, evitando cerca de 28 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual de cerca de 14 000 euros para o Município de Caldas da Rainha. Esta poupança representa uma redução de 65% nos custos com a fatura de energia elétrica, tendo um retorno do investimento municipal na ordem dos oito meses, o que significa que ao oitavo mês após a instalação, a intervenção ficará paga apenas com as poupanças obtidas.
O projeto “LEDíficios do Oeste” na sua globalidade, visa reduzir o consumo de energia elétrica e melhorar a eficiência energética em edifícios da região Oeste e prevê a substituição de cerca de 28 mil lâmpadas fluorescentes tubulares e de halogénio por lâmpadas LED em edifícios municipais, quarteis de bombeiros, estabelecimentos escolares e instituições de solidariedade social localizados na área de abrangência da OesteSustentável.

Este tem um orçamento global previsto de 560 mil euros, cofinanciados a fundo perdido em 71,19%, com um período de execução de dois anos, até dezembro de 2018, e surge no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017/2018), que apoia financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade em diferentes segmentos de consumidores.

O PPEC 2017/2018 aprovou 75 medidas que serão implementadas por 33 promotores, tendo o projeto "LEDíficios do Oeste" obtido a melhor classificação no seu segmento de entre 35 projetos candidatos.

voltar