Notícias

voltar

GREEN SAVERS - ENERGIA RENOVÁVEL GANHA À NUCLEAR

06 de Setembro

"O Relatório da Situação da Indústria Nuclear Mundial recentemente apresentado em Londres, dá conta da situação da energia nuclear a nível global. E este ano, ficamos a saber que em nove dos 31 países que têm centrais produziram mais energia recorrendo a torres eólicas e painéis solares do que com reatores nucleares.

De acordo com o Dinheiro Vivo, neste grupo de países inclui-se o Brasil, Alemanha, Espanha, Japão e China. Este último país tem investido fortemente na energia renovável como forma de diminuir a poluição no país causada pela rápida industrialização.

O relatório refere também que a produção de eletricidade por centrais nucleares em 2017 aumentou apenas 1% devido ao crescimento de 18% na China, o país que mais tem investido em reatores nucleares – entre 2011 e 2018, das 48 novas centrais nucleares 29 reatores são Chineses. Ainda assim, a produção de energia eólica disparou 17% no mesmo período, e a solar 35%.

O relatório indica que em 2017 foram investidos 16 mil milhões de dólares em novas centrais nucleares e 280 mil milhões de dólares em energias renováveis. Este valor representa mais 157GW de energia renovável a alimentar as redes a nível global, comparados com os 4GW de energia nuclear."

Ver notícia aqui!

voltar