Notícias

voltar

Chegou ao fim o Tour Elétrico Moveletur

02 de Outubro

Promoção do Turismo Sustentável e a Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais de Portugal e Espanha

Terminou a 1ª edição do Tour Elétrico Moveletur. Ao longo do mês de setembro, ao fim de semana, veículos elétricos realizaram percursos em 7 áreas naturais protegidas de ambos os lados da fronteira, com o objetivo de promover a mobilidade sustentável nestas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha.
 
O Tour Elétrico do projeto Moveletur passou pelo Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal, e pelo Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, destacando o potencial de uma área total superior a 400 mil hectares.
 
Ao longo dos três fins de semana do Tour Elétrico Moveletur foram percorridos 945 kms em áreas de Espaços Naturais dos dois países. Contactaram com este projecto de sensibilização para a mobilidade sustentável, mais de 2000 pessoas.

O percurso incluiu provas de degustação de produtos regionais dos dois países, jornadas de divulgação de veículos elétricos, visitas guiadas em bicicleta e circuitos lúdico familiares com bicicletas elétricas.

A iniciativa, sem fins lucrativos, foi promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Participaram no Tour Elétrico veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas.
 
A iniciativa teve início a 14 de setembro, com uma sessão de apresentação no Parque Regional Sierra de Gredos, na Casa do Parque El Risquillo, em Guisando, onde se realizou um Circuito Familiar em Bicicleta Elétrica e foram organizadas Jornadas de Divulgação dedicadas à Mobilidade Elétrica.

Ao longo do fim de semana (15 e 16 de setembro), o Tour Elétrico ligou o Parque Regional Sierra de Gredos (ESP) à Reserva Natural Serra da Malcata (PT), passando (em Espanha) pelo Parque Natural Batuecas - Sierra de Francia (ESP), com paragens nas localidades de Hoyos del Espino, La Alberca, Santuário Peña de Francia e Monsagro, com visita ao Centro de Interpretação dos Mares Antigos, e (em Portugal) por Penamacor.

Realizaram-se visitas ao património histórico-cultural das regiões, degustação de produtos locais, ações de divulgação da mobilidade elétrica com disponibilização ao público de bicicletas e automóveis elétricos, entre outros.

No fim de semana seguinte (22 e 23 de setembro), o tour em veículos elétricos percorreu a Reserva Natural Serra da Malcata (PT), Parque Natural Arribes Del Duero (ESP) e o Parque Natural de Montesinho (PT).
 
No sábado, dia 22, decorreu a 3ª Etapa do Tour que ligou Penamacor (Parque Natural Serra da Malcata) a Fermoselle (Parque Natural Arribes Del Duero), com paragens na Barragem da Meimoa e Aldeia da Malcata, e zonas históricas de Sabugal e Almeida, em Portugal. Do Lado espanhol, o Tour passou pelo Fuerte de la Concepción (Provincia de Salamanca), Sítio Arqueológico de Siega Verde e a localidade de San Felices de los Gallegos, com visita à Plaza Mayor e ao Castelo. Seguiu-se a passagem por Sobradillo. A população local teve a oportunidade de realizar passeios de bicicleta elétrica na zona histórica da localidade. Durante a tarde, o percurso de divulgação continuou até Fermoselle (Província de Zamora) antes visitando o Mirador del Fraile, sobre o Rio Douro, e próximo da localidade de Aldeadávila de la Ribera. Em Fermoselle celebraram-se as Jornadas sobre a Mobilidade Elétrica e o Turismo Rural.
 
No domingo, dia 23, realizou-se a 4ª etapa do Tour Elétrico, com saída de Fermoselle (Parque Natural Arribes del Duero) e chegada a Montesinho (Parque Natural de Montesinho), com passagens na Ermida de Fariza e na Ponte de Requejo (Espanha), e Bragança e a aldeia de França, em Portugal. Em Bragança, foi ainda feito um passeio pelo centro da cidade e visita ao castelo, um percurso em que participaram igualmente os Veículos Moveletur adquiridos pelo Municipio de Bragança.

Dias 29 e 30 de setembro realizaram-se as últimas 2 etapas do Tour Elétrico. O percurso começou no sábado, dia 29, em Espanha (5ª Etapa), em Sanabria, com uma visita ao Centro do Lobo Ibérico, na localidade de Robledo. Em Sanabria, juntou-se à comitiva de veículos do projeto (3 automóveis Renault ZOE eléctrico da Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León) um veículo privado da iniciativa EasyCharger.

Seguiu depois em direção ao Parque Natural Lago Sanabria e Sierras Segundera e do Porto (Espanha) onde teve lugar uma exposição de veículos eléctricos (automóveis e bicicletas) seguido de uma conferência sobre a mobilidade elétrica na Casa do Parque Natural, em Rabanillo, juntando empresários participantes do projeto INTERREG POCTEP “Inovação de baixo carbono”, uma noite que terminou com a atuação de um grupo de música tradicional.

No dia seguinte o Tour Elétrico realizou a sua 6ª e última Etapa, com o regresso a Portugal, mas agora ao Parque Natural Peneda – Gerês, onde se realizou o percurso da Rota de Medicina Popular, entre Vilar de Perdizes e Montalegre (Porta do Parque Nacional Peneda – Gerês). Na Rota da Medicina Popular, participaram também os veículos elétricos adquiridos pela ADIRBA para o projeto MOVELETUR (scooter elétrica e scooter adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção), além de um carro elétrico da CM Montalegre. O percurso entre Vilar de Perdizes e Montalegre contou ainda com a presença de alunos ERASMUS de Itália, Alemanha e Portugal, tendo terminado em Montalegre, com a visita ao Ecomuseu de Barroso, onde terminou o Tour Elétrico Moveletur 2018.
voltar