Notícias

voltar

Municípios do Oeste vão poupar 3,5 milhões de euros por ano em energia elétrica

06 de Junho

Caldas da Rainha, Leiria, 06 jun 2019 (Lusa) -- Os 12 municípios da região Oeste vão investir 12 milhões de euros para substituir, até ao final do ano, 68.500 luminárias por outras mais eficientes, gerando uma poupança anual de 3,5 milhões de euros na fatura energética.

A substituição das 68.500 luminárias, cerca de metade da totalidade da iluminação pública dos 12 concelhos, vai decorrer "até final do ano", no âmbito do OesteLED, um projeto "inovador que coloca o Oeste entre os dez projetos mundiais com maior dimensão", afirmou André Rijo, presidente da câmara de Arruda dos Vinhos e responsável pela Agência de Ambiente do Oeste - OesteSustentável.


Orçado em 12 milhões de euros, o projeto visa a substituição da iluminação pública por lâmpadas LED que, segundo o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), Pedro Folgado, "resultará numa poupança anual de cerca de 3,5 milhões de euros", ou seja, de um total da fatura de sete milhões de euros que os municípios gastam anualmente em eletricidade.


Na vertente ambiental o OesteLED prevê alcançar "um consumo evitado de 24,4 Gigawatt-hora (GWh) por ano" e reduzir a emissão de "mais de 12 mil toneladas de Co2", explicou hoje Pedro Folgado, durante uma conferência de imprensa nas Calda da Rainha, assinalando o arranque do projeto.


"Um Oeste amigo do ambiente, sustentável e onde as pessoas vivam com qualidade" é o objetivo da substituição de pontos de luz que arrancou já nos concelhos de Bombarral, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço, no conjunto dos quais foram, nas últimas três semanas, "substituídas 6.000 mil lâmpadas", disse Pedro Folgado, também presidente da câmara de Alenquer.


Até ao final do ano ocorrerão intervenções similares em todos os municípios da região cujos autarcas admitem vir a candidatar-se a um segundo projeto, no âmbito do programa de apoios Portugal 2030, para completar a alteração de toda a iluminação publica para sistemas mais eficientes.


A substituição das luminárias está a ser feita em parceria com uma empresa de serviços energéticos (ESE), através do consórcio Claroeste, ao qual os municípios irão pagar, durante 12 anos de contrato, 40% da poupança alcançada.


O projeto do Oeste reflete o maior investimento do país em iluminação pública eficiente, sendo ultrapassado, em termos mundiais, pela Índia (com 450.000 luminárias substituídas em Hyderabad e 75.000 em Delhi), pelos Estados Unidos da América (com 140.000 luminárias em Los Angeles, 55.000 no Texas, e 42.000 em Las Vegas ), a Argentina (91.000 luminárias em Buenos Aires), a Indonésia (90.000 mil luminária em Jacarta) e Espanha (com 84.000 novas luminária em Madrid).


A OesteCim integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Diário De Notícias, 06/06/2019

 

Link da notícia aqui!

voltar