Notícias

voltar

Cooperação entre OesteSustentável e ADENE visa capacitar técnicos municipais para a Certificação Energética

21 de Outubro

No passado dia 02 de outubro, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, realizaram em Arruda dos Vinhos o Workshop: “O Município e a Certificação Energética”, que contou com a presença de técnicos municipais dos municípios da região Oeste.

A sessão que decorreu no Centro Cultural do Morgado, pretendeu dar orientações a municípios enquanto entidades licenciadoras e também enquanto proprietários – a sessão pretendeu dar resposta às necessidades de esclarecimento identificadas no contato permanente com os diversos técnicos municipais das áreas de energia, urbanismo, licenciamento e gestão do património.


Na abertura dos trabalhos, André Rijo, Presidente do Município de Arruda dos Vinhos e vogal do Conselho de Administração da OesteSustentável, manifestou a importância destas temáticas para a sustentabilidade dos territórios. Por outro lado, Rogério Ivan, Diretor Executivo da OesteSustentável e Cátia Brito, da Unidade de Edificado e Administração Pública da ADENE, abordaram a importância da articulação dos atores locais no âmbito da certificação energética em edifícios, e sobre a importância desta ferramenta na melhoria do conforto térmico nos edifícios.


Na primeira parte da sessão foram abordadas as regras para a certificação energética dos edifícios, enquanto que na segunda parte foram divulgados incentivos e benefícios que os municípios poderão implementar ou beneficiar neste âmbito.


De forma a informar os municípios participantes, foram também partilhados dados estatísticos sobre a região Oeste num contexto supramunicipal e dados locais sobre os edifícios de cada um dos municípios presentes, onde se destacam os certificados emitidos e respetivas classes energéticas obtidas. Neste contexto, foi ainda apresentada uma análise global e detalhada das várias medidas de melhoria a implementar nos edifícios de forma a beneficiar a eficiência energética e o conforto nos edifícios de habitação e de comércio e serviços.


No fecho da sessão, houve ainda lugar a uma apresentação da iniciativa da ADENE: “CLASSE+: A Eficiência tem Classe” que permitiu aos técnicos comparar o desempenho energético de elementos da envolvente dos edifícios como janelas, isolamentos, tintas, entre outros que não são abrangidos pela etiqueta energética obrigatória. Esta iniciativa reúne e promove o reconhecimento público de entidades empenhadas em promover a eficiência energética nas suas atividades, contando com o apoio formal da OesteSustentável na região Oeste.


Ainda neste âmbito, durante a parte da tarde, ocorreu também uma sessão orientada para peritos qualificados que teve a presença de cerca de 40 inscritos.

 

voltar