Notícias

voltar

Oeste Sustentável implementa o projeto PATH2LC

12 de Março

A OesteSustentável iniciou no mês de setembro de 2020 mais um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020, PATH2LC: Rede de Autoridades Públicas numa abordagem holística para Municípios de Baixo Carbono, que é coordenado pelo IREES (Alemanha) e terá a duração de 36 meses.

Participam no projeto cinco redes de municípios já existentes em Itália, Grécia, Portugal, Holanda e França. Em Portugal, a OesteSustentável, é o parceiro local designada de agente local para implementação do projeto em Portugal em 9 Municípios da sua área de abrangência: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche e Torres Vedras.

O objetivo geral do projeto PATH2LC é apoiar os decisores locais no processo de transição energética e climática, através de uma abordagem de rede holística, ou seja, através de redes municipais de aprendizagem, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono nos municípios.

Os pontos de partida são as medidas dos Planos de Ação de Energia Sustentável (e Clima) – PAES (C) ou outras estratégias, políticas ou planos para o clima desenvolvidos pelos municípios.
Os decisores políticos e as autoridades públicas a nível local são apoiados com análises científicas, ferramentas de planeamento e monitorização, bem como conhecimentos especializados para compreender, implementar e atingir as metas estabelecidas nos PAES(C).

O projeto PATH2LC promoverá o intercâmbio de conhecimentos e experiências existentes entre os municípios, aumentará a coordenação entre diferentes órgãos administrativos dentro dos municípios, melhorará a cooperação local com as partes interessadas e a sociedade civil.

Outro dos objetivos do projeto é convidar outros municípios a replicar a abordagem de rede, de forma a que aprendam e aproveitem a base de conhecimentos gerada ao longo do projeto.

Mais informações brevemente disponíveis em: www.path2lc.eu

voltar