Notícias

voltar

1.ª Reunião de kick-off da OesteSustentável do projeto Europeu PATH2LC com Municípios

21 de Maio

A OesteSustentável organizou no dia 12 de Maio a primeira reunião de kick-off, em formato online, da rede de municípios Portugueses, no âmbito do projeto PATH2LC que visa a descarbonização urbana até 2050.

O PATH2LC - “Public Authorities together with a holistic network approach on the way to low-carbon municipalities”, é financiado pelo programa Europeu Horizonte 2020, e participam no projeto cinco redes de municípios já existentes em Itália, Grécia, Portugal, Holanda e França. Em Portugal, a OesteSustentável, é o parceiro local designada de agente local para implementação, com o objetivo de acelerar a implementação dos PAES - Planos de Ação para a Energia Sustentável através o apoio técnico-científico e da cooperação, nos Municípios da sua área de abrangência.

Participaram nesta primeira reunião representantes dos Municípios (vereadores e técnicos) de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Peniche e Torres Vedras, que tiveram a oportunidade de apresentar e discutir as ações implementadas dos PAES desenvolvidos dentro da iniciativa do Pacto de Autarcas bem como as medidas e projetos a decorrer, e as prioridades e desafios locais para a transição energética.

A reunião contou ainda com a participação dos parceiros internacionais do projeto IREES - Instituto de Eficiência de Recursos e Estratégias de Energia da Alemanha, E-Think - Centro de Energia e Meio Ambiente da Áustria, apresentando aos Municípios o Projeto PATH2LC, bem como a avaliação e recomendações para a implementação dos PAES.

Á OesteSustentável coube apresentar as novas metas do Pacto de Autarcas, os resultados de entrevistas realizadas aos Municípios e o programa de capacitação baseado nas necessidades dos municípios para estabelecer um roteiro de transição energética.

A próxima reunião da Rede de Municípios bem como a primeira sessão de capacitação decorrerá no terceiro trimestre deste ano.

Mais informações e subscrição de newsletter do projeto em: www.path2lc.eu
Redes sociais do projeto: Linkedin e Twitter

 

voltar