Página do projecto

voltar

A+ Edifícios Sustentáveis - ERSE PPEC 7

 

A Agência Regional de Energia e Ambiente OesteSustentável, tem a decorrer o projecto A+Edifícios Sustentáveis, lançado com o objectivo da melhoria da eficiência energética em edifícios com funções de interesse público através da redução do consumo eléctrico, uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, enquadrada no segmento de promotores que não sejam empresas do sector eléctrico ou do sector do gás.
O projecto, que conta com a parceria da Enerdura – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, será caracterizado, entre outros, pela substituição de sistemas iluminação interior fluorescente e exterior com tecnologia de descarga, por tecnologia LED.
De uma forma geral, o projecto irá contribuir para dar o exemplo de boas práticas por parte das entidades beneficiárias como instituições de ensino, IPSSs, associações culturais, desportivas e recreativas indicadas por municípios, também organismos públicos, entre outros, incluindo autoridades locais na região Oeste e Alta Estremadura e associados das agências promotoras, a OesteSustentável, e a Enerdura; desta forma, o projecto contribuirá também, de forma inerente, para disseminar essas práticas por todos os grupos sócio-económicos e agentes da sociedade em todos os sectores.
Desta forma, estão definidas metas de redução energética, de 1,18 GWh, 120 mil EUR/ano, evitando-se a emissão de cerca de 500 tonCO2eq.
A replicação do sucesso desta medida em outros edifícios de outros sectores económicos e em edifícios públicos, a nível nacional, contribuirá de forma determinante para a redução do consumo energético e para a redução da intensidade energética em Portugal, dando o seu contributo para a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

 

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

 

  • PPEC Medida A+ Edifícios Sustentáveis - Oeste Sustentável Agência de Energia

voltar