Notícias

voltar

PATH2LC: Uma retrospectiva do primeiro ano do projeto

26 de Dezembro

Foi divulgado o primeiro resultado oficial do projecto PATH2LC, com o documento: "SE(C)APs: do planeamento dos municípios às ações concretas".

O primeiro ano do projeto foi dedicado a compreender como é que a parceria poderia apoiar os municípios na implementação das medidas SECAP. Os municípios queriam entender os objectivos do projeto e como poderiam beneficiar da abordagem da “Rede de Municípios de Aprendizagem”.

1ª etapa: análise e avaliação dos SEAPs e SECAPs existentes nos municípios. Os planos de ação provaram ser radicalmente diferentes em formato, objetivo e metas. Foram partilhadas com os municípios várias recomendações sobre elementos que podem ajudar a uma implementação bem-sucedida. A recolha e harmonização dos objetivos locais para a energia e o clima mostraram que a maioria dos objetivos para 2030 e 2050 não foram definidos, especialmente para as energias renováveis ​​e eficiência energética, enquanto muitos dos objetivos definidos não estavam em conformidade com os objetivos nacionais e da UE. 

2º passo: recolha de dados para ter um ponto de partida para a monitorização dentro do projeto PATH2LC. Descobriu-se que os dados necessários geralmente não existem ou são difíceis de obter. No entanto, quando se conseguem obter os dados, os resultados são surpreendentes.

3ª etapa: entrevistas com os técnicos e tomadores de decisão de cada município participante para conhecer suas necessidades. Um dos resultados foram as etapas mais importantes a serem consideradas no caminho para a implementação dos SE(C)APs, nomeadamente: 1) Recursos Humanos 2) Estruturas de decisão 3) Financiamento e regulação 4) Envolvimento das partes interessadas 5) Execução e 6) Fatores externos. Descubra mais no artigo publicado AQUI.

  • SE(C)APS: do planeamento dos municípios às ações concretas

voltar