Página do projecto

voltar

Living Streets

O projeto Living Streets visa aumentar a capacidade de as cidades envolverem os cidadãos nas questões relacionadas com a energia e clima. As Living Streets são um conceito, que visa a recuperação do espaço público, redefinindo o seu uso, fechando temporariamente uma rua (parcial ou completamente) e proibindo a passagem de veículos. Paralelamente, são desenvolvidas atividades de forma a fomentar o envolvimento dos cidadãos, criando redes de ação e reflexão, para capitalizar as ideias da experiência Living Streets, permitindo a mobilização e participação da sociedade nas questões relacionadas com a ação climática.

Em Portugal, o Município de Faro e o Município de Óbidos, foram distinguidos como as duas candidaturas vencedoras do projeto Living Streets em Portugal, tendo obtido um financiamento de 20 mil euros cada uma, para desenvolverem os seus projetos, o que deverá ocorrer entre janeiro e novembro de 2021.
Posteriormente o Município de Torres Vedras foi a vencedora de um processo de repescagem, concorrendo com mais duas cidades, de cada um dos países parceiros do projeto Labin (Croácia) e Igoumenitsa (Grécia).

O projeto Living Streets é um projeto financiado pelo programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima) do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha. Sendo coordenado pela Energy Cities, tendo como parceiros a OesteSustentável (Portugal), Sustainable City (Grécia) e Terra Hub (Croácia).

Website do projeto: http://www.livingstreets.energy-cities.eu/

voltar