Notícias

voltar

Está na rua o Tour Elétrico Moveletur

18 de Setembro

A promoção do Turismo Sustentável e a Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais de Portugal e Espanha.

Teve início no passado fim de semana o Tour Elétrico Moveletur. Ao longo do mês de setembro, ao fim de semana, veículos elétricos realizam percursos em 7 áreas naturais protegidas de ambos os lados da fronteira, com o objetivo de promover a mobilidade sustentável nestas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha.

No primeiro fim de semana de promoção da mobilidade elétrica em espaços naturais de Portugal e Espanha, o tour em veículos elétricos passou pelo Parque Regional Sierra de Gredos e Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia, em Espanha e pela Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal.

Na 6ªfeira, Día 14, teve lugar em Arenas de San Pedro e em Guisando – Ávila (Parque Regional Sierra de Gredos), o lançamento e apresentação do Tour Elétrico Moveletur, com testes a veículos elétricos, e realização de circuitos com bicicletas elétricas. Realizaram-se ainda Jornadas de divulgação dedicadas à Mobilidade Elétrica e ao Turismo Rural, onde foram abordados os temas: Mobilidade Sustentável em Destinos Turísticos; e Rotas Turísticas Sustentáveis em Espaços Naturais.

No sábado, dia 15, decorreu a 1ª Etapa do Tour que ligou Guisando, no Parque Regional Serra de Gredos, a La Alberca, no Parque Natural Batuecas - Sierra de Francia, com paragem em Hoyos del Espino. Ao todo foram percorridos no sábado 205 kms .

Em Hoyos del Espino foi feita uma pausa para recarregamento das viaturas (3 horas), momentos aproveitados pelos participantes participarem numa degustação de productos da Provincia de Ávila. Também contactaram com a população local, promovendo o uso de veículos elétricos (automóveis e bicicletas).

A chegada a La Alberca fez-se durante a tarde. Decorreu no local uma visita teatralizada para dar a conhecer o Conjunto Histórico-Artístico da localidade, para além de testes com bicicletas e automóveis elétricos. Teve ainda lugar uma conferência sobre a mobilidade elétrica e o turismo rural em que foram abordadas temáticas relacionadas com as alterações climáticas, a transformação digital do territorio e o olhar de um adolescente perante o projeto da mobilidade elétrica em meio rural.


No domingo, dia 16, realizou-se a segunda etapa do Tour, com saída de La Alberca (Parque Natural Batuecas- Sierra de Francia), paragens no Santuário de la Peña de Francia e na localidade de Mosagro, entrada em território português e chegada a Penamacor (Reserva Natural Serra de Malcata), num total de 150 kms percorridos em áreas de Espaços Naturais dos dois países.


A par da promoção das energias renováveis, o grupo que acompanha o Tour do projeto Moveletur visitou o patrimonio local. Em Mosagro, realizou uma visita ao Museu de Fosseis da localidade; e em Penamacor conheceram o Museu Municipal e mantiveram contacto com as autoridades locais e com os parceiros do projeto nesta região - Instituto Politécnico de Castelo Branco.


Ainda em Penamacor, no Jardim da República, realizou-se este domingo uma exibição de bicicletas e um desfile de veículos elétricos.


As ações do primeiro fim de semana de Tour Elétrico Moveletur envolveram mais de três centenas de pessoas.
No próximo fim de semana, 22 e 23 de setembro, volta a estar na estrada o Tour Elétrico. Desta feita, o percurso começa no sábado, dia 22 em Portugal, primeiro em Penamacor (Reserva Natural Serra da Malcata) e depois em Sabugal, passa pelo Parque Natural Arribes Del Duero (Sobradillo e Fermoselle), em Espanha, para no dia seguinte regressar a Portugal, agora ao Parque Natural Montesinho e a Bragança.


O percurso do próximo fim de semana inclui provas de degustação de produtos regionais dos dois países, jornadas de divulgação de veículos elétricos, visitas guiadas em bicicleta e circuitos lúdico familiares com bicicletas elétricas.


Participam no Tour Elétrico veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas.

Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O Tour Elétrico do projeto Moveletur passa pelo Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal, e pelo Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, destacando o potencial de uma área total superior a 400 mil hectares.

O MOVELETUR: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.

Este projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 908.829,13€, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 23 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos (https://patrimonionatural.org/moveletur).

voltar